Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Agosto2014 PodeCerveja Gastronomia01

Ingredientes 

- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (atenção dica abaixo!!)

- 3 colheres (chá) de fermento em pó (o comum mesmo de fazer bolo)

- 1 colher (chá) de sal

- 1/4 de xícara (chá) de açúcar

- 350 ml de cerveja (clara, escura, de trigo - qualquer uma) 

- 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida (nada de usar margarina argh rsrs)

- manteiga para untar a forma

Dicas: 

▪ A receita pede 3 xícaras de farinha peneirada. Isso quer dizer que a farinha deve estar peneirada antes de medir as 3 xícaras. Isso faz toda a diferença. Então numa vasilha separada, peneire umas 4 xícaras de farinha. Pode ser que precise de mais para conseguir depois as 3 xícaras peneiradas da receita. Dessa farinha peneirada é que você vai medir as 3 xícaras de chá para a receita.

▪ Eu fiz com metade farinha branca metade integral. Tudo peneirado antes de medir as 3 xícaras. Como a farinha integral deixa o pão mais pesado adicionei duas colheres de sopa de manteiga derretida na massa (essa manteiga não está listada nos ingredientes).

▪O tipo da cerveja, clara, escura, de trigo, ou aquelas importadas saborizadas, só vão interferir no sabor do pão. As escuras deixam o pão mais adocicado, então se não gostar de pão mais doce diminua o açúcar especificado na lista ingredientes.

▪ Untar a forma com bastante manteiga deixa o pão com uma casquinha mais crocante em volta também.

▪A manteiga derretida que é colocada por cima ajuda a fazer uma casquinha firme e crocante em cima. Se gostar de pão com o exterior mais macio coloque a medida de manteiga na massa e deixe só um pouco para pincelar o pão por cima antes de ir ao forno. Mas garanto que a casquinha é uma delícia!

▪ Coloque uma outra forma ou tabuleiro que seja maior embaixo da forma do pão. A manteiga que é colocada por cima pode vazar, a minha vazou um pouco, e assim seu forno não ficará sujo. Fiz isso e não interferiu no resultado da receita.

Modo de preparo 

1- Preaqueça o forno a 190°C

2- Misture a farinha peneirada, o fermento em pó, o sal e o açúcar numa vasilha grande e funda. A cerveja espuma e sobe quando adicionada.

3- Adicione lentamente a cerveja. Misture tudo delicadamente com uma colher.

Essa massa não pode ser muito "mexida" muito menos sovada. Depois de misturada ela fica meio mole e pegajosa. É assim mesmo.

4- Despeje na forma de pão (22 por 12 cm + ou -) untada com manteiga e acerte para ficar bem espalhada. Despeje por cima a manteiga derretida.

5- Tempo de forno 50 minutos a 1 hora a 190°C. O pão estará pronto quando a casquinha ficar durinha ao toque. Retire do forno e espere 10 minutos para servir. Para guardar coloque em recipiente bem vedado para ele não ressecar.

Você pode também adicionar o que quiser na massa. Ervas como alecrim, tomilho ou orégano, queijo parmesão, enfim, use a criatividade de acordo com seu gosto. Mas garanto que fica uma delícia só como descrito acima.

Outra dica!: Vocês já devem ter percebido que as xícaras e as colheres não tem mais um padrão e andam variando muito de tamanho. Procure usar medidores padrão.

Recomendação de cerveja 

Cerveja de sua preferencia 

Fonte: Blog | Ouse ser quem você é, por Maria Ester em 04/08/2014