Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Ingredientes 
Do Brochete de filé 
- 700 g de filé mignon cortados em cubos grandes 
- 600 g de queijo Minas cortados em cubos grandes 
- Sal e pimenta do reino à gosto 
- Páprica picante 
- Palitos de churrasco 

Da farofa caipira
- 250 g de torresmo
- 150 g de bacon
- 150 g de lingüiça calabresa fina
- ½ talo de alho poró
- 3 folhas de couve
- 2 xícaras de óleo para fritar
- 3 colheres de azeite

Do molho à Julieta
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 lata de cerveja preta (Tipo Malzibier)
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 4 colheres (sopa) de molho shoyo
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de goiabada cascão cremosa
- 50 g de mini cebola (tipo cebola pérola) em conserva

Modo de preparo

Farofa caipira: Frite o torresmo em uma panela com óleo quente, depois de frio triture no processador e reserve. Repita esse processo com o bacon e a linguiça picados em pedaços pequenos. Reserve. Corte no sentido vertical tiras bem finas de alho poró e frite em azeite quente até dourar. Também pique a couve bem fina e frite no azeite, reserve. Em uma vasilha misture todos os ingredientes da farofa preparados acima e reserve. 

Molho à Julieta: Em uma panela aqueça a margarina, acrescente o amido de milho dissolvido na cerveja, o molho shoyo e o molho inglês. Deixe cozinhar até incorpar. Por último, incorpore a goiabada e as cebolas e cozinhe mais um pouco. Reserve. 

Brochete de filé: Tempere os cubos de filé com sal, pimenta do reino e páprica picante, e monte os brochetes intercalando no palito os cubos de filé e queijo (aproximadamente quatro de cada). Em uma chapa ou frigideira grande antiaderente coloque o fio de azeite, aqueça e grelhe os brochetes, dourando dos dois lados. Deixe para grelhar os brochetes na hora de servir. 

Montagem do prato: Coloque um brochete de filé com queijo no centro do prato, arrume uma porção da farofa ao lado e regue o brochete com o molho. Decore com a couve e o alho poró fritos. Sirva imediatamente.

Veja o comentário da autora da receita:

“O brochete de filé foi um prato criado por mim inspirado no ingrediente principal proposto pelo concurso, o nosso inigualável queijo Minas. A ele agreguei outros ingredientes tipicamente mineiros, como o torresmo, a linguiça, a goiabada e a couve, que juntos ofereceram todo o sabor peculiar dessa terra tão abençoada pelas delícias gastronômicas. A farofa de torresmo agregou um sabor forte ao prato que foi suavizado pelo gosto adocicado do molho. Ao saborear a carne muito macia com o queijo e a goiabada, o sabor da inigualável combinação Romeu e Julieta pode ser sentido num prato principal. Tive a oportunidade de experimentar e servir esse prato no Dia dos Pais para toda a minha família e por eles já fui aprovada com louvor, espero que gostem também, bom apetite!”

Recomendação de cerveja
Cerveja Preta tipo Malzbier

Rendimento: 04 pessoas

Tempo de preparo da farofa caipira: 20 minutos

Tempo de preparo do molho à Julieta: 10 minutos

Tempo de preparo do Brochete de filé: 15 minutos

Fonte: Globo Minas, por Fabiana Vilas Boas Borges