Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Setembro2014 CarneaoMolho Gastronomia

Ingredientes 

- Carne picadinha

- Cerveja preta tipo stout (uso Guinness) 

- Azeite

- Molho inglês

- Caldo de carne

- Maisena (opcional)

- Creme de leite (opcional)

- Cebola

- Alho

- Pimenta-do-reino

- Sal

- Água

Modo de preparo 

Sempre comece picando o alho e a cebola (ou preparando seu tempero caseiro) e reserve.

Aqueça um fio de azeite ou óleo vegetal em uma frigideira tipo wok ou uma panela e frite a carne picadinha em fogo alto. Certifique-se de que cada pedacinho esteja encostando no fundo da panela, para que não forme água e a carne não fique dura. Se não tiver espaço, frite a carne em duas ou três levas, separando cada leva pronta em um bowl, e continuando até que toda a carne esteja fritinha (e devolvendo tudo à panela no final).

Acrescente a pimenta-do-reino, cebola e o alho e, se necessário, mais um pouco de azeite, e refogue bem.

Coloque um pouco de água para ferver em outro recipiente. Adicione a cerveja (em temperatura ambiente; se estiver gelada vai interromper o cozimento e pode desandar a receita) e deixe reduzir, mexendo sempre. Coloque também um pouco de molho inglês.

Dissolva o caldo de carne na água fervente e jogue na panela aos poucos, para dissolver o caldo, mas sem aguar muito. Acerte o sal e deixe cozinhar até que o molho esteja no ponto desejado. Se quiser engrossar o caldo, use um pouco de maisena. Se achar que o sabor ficou muito forte ou muito salgado, mas não quiser um molho aguado, coloque um pouquinho de creme de leite.

Sirva com arroz, como se fosse um strogonoff (aliás, batata palha vai bem, também) e, para beber, a mesma cerveja usada no preparo.

Dica: Se não quiser usar uma lata ou garrafa inteira de cerveja, separe o que for usar em um copo e coloque o resto na geladeira para poder bebê-la gelada sem atrapalhar a receita.

Recomendação de cerveja 

Cerveja Preta tipo Stout 

Fonte: Recém-casada por Cíntia Costa em 03/09/2014