Acessar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

comida indiana cerveja cervesia

Quando o assunto é harmonização, é comum nos lembrarmos somente da combinação clássica entre vinhos e pratos sofisticados, não é? Mas saiba que essa experiência gastronômica pode ir muito além: é possível unir diferentes bebidas com alimentos das mais diversas origens. Você já pensou em harmonizar cerveja e pratos apimentados, por exemplo? 

Essa é uma junção carregada de sabores acentuados e muita bagagem cultural. Isso porque a maioria dos pratos que possui a pimenta ou seu molho entre os ingredientes principais são tipicamente encontrados na culinária de países famosos pela diversidade gastronômica, como a Índia e o México.  

Gostou do assunto e quer saber mais sobre essa combinação? Continue a leitura e aventure-se nessa explosão de sabores!

Harmonização por semelhanças e contrastes

O segredo de toda harmonização é ressaltar e valorizar as características dos elementos selecionados. Assim, harmonizar cervejas diferentes e pratos que levam pimenta significa ocasionar uma incrível acentuação de sabores e, também, a redução do efeito da pimenta, deixando a experiência mais leve e agradável para seus degustadores. 

Quanto mais picante for a comida, mais lúpulo deve ter a cerveja utilizada para realizar a harmonização. Para o tipo de combinação que estamos falando, então, as cervejas mais recomendadas são as lupuladas, que cortam o efeito drástico das pimentas e permitem que os sabores do alimento e da bebida sejam apreciados por completo. 

Confira abaixo algumas sugestões imperdíveis de harmonização: 

Cerveja e comida indiana

Como falamos no início do post, os pratos mais tradicionais da culinária indiana são majoritariamente carregados de temperos e especiarias picantes.

Aqui, sugerimos dois tipos de harmonização. É possível optar por combinar refeições que levam o famoso curry indiano (mistura de especiarias, ervas e temperos) com as cervejas Weissbier, que combinam muito bem com pratos condimentados e apimentados.

Para o frango tikka masala (pedaços de frango marinados em curry e depois assados), a escolha que harmoniza perfeitamente são as cervejas do tipo Pale Ale. Como sugestão, apresentamos a Session Pale Ale. 

Cerveja e comida mexicana 

Carros-chefe da gastronomia mexicana e cada vez mais querido pelos paladares brasileiros, os tacos e burritos ficam ainda melhores quando compostos por pimentas como a jalapeño e a chilli, além de molhos significativamente picantes. 

Experimente harmonizar esses tradicionais pratos da culinária do México com as cervejas Indian Pale Ale (IPA). Elas ajudam a limpar o paladar, deixando a picância mais sutil e eliminando a sensação de se ingerir algo gorduroso.

Para entender mais sobre esse tipo de harmonização, sugerimos a leitura de um guia especial que te ajudará a potencializar os sabores da gastronomia mexicana com o toque incrível das cervejas artesanais. 

Cerveja e hambúrguer artesanal 

Além de ambos estarem em alta no país, as cervejas e os hambúrgueres artesanais certamente agradam ainda mais quando estão juntos. 

Para os hambúrgueres de carne bovina, opte por rótulos da família Lager. Para aqueles que possuem bacon em sua composição, a Indian Pale Ale (IPA) mais uma vez costuma ser uma boa combinação. Além disso, a IPA é ainda mais recomendada se o seu hambúrguer for complementado com molhos robustos, como os picantes. 

Como você viu, harmonizar cerveja e pimenta não é apenas possível, mas uma experiência única e muito saborosa. E por falar nisso, que tal conferir um ingrediente que tem tudo a ver com a harmonização abordada no post? Para deixar a sua experiência gastronômica ainda mais inesquecível, experimente o molho picante de jalapeño com lúpulo!

Fonte: Blog Cervejaria Leopoldina – 17/01/2018

guia fornecedores